Imasul autoriza reabertura da trilha da Gruta do Lago Azul em Bonito. O atrativo está fechado desde março de 2020, como forma de prevenção ao contágio do coronavírus.

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul(Imasul) autoriza o uso da trilha de acesso à Gruta do Lago Azul no perímetro da unidade de conservação estadual em Bonito, conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta sexta-feira (19).

A portaria faz parte da regulamentação da exploração comercial do atrativo turístico, a medida vale por seis meses e restringe-se apenas à trilha de acesso à Gruta e à estrutura de sanitários instalados em imóvel do governo estadual.

A Gruta do Lago Azul é o único atrativo de Bonito que segue fechado, mas que agora pode ser reaberto à visitação a partir de março. O passeio está fechado desde março de 2020, como forma de prevenção ao contágio do novo coronavírus.
A formalização do acordo com a prefeitura de Bonito pode ocorrer em prazo de até 30 dias, sob as seguintes condições: cobrança de taxa de visitação e repasse dos valores para o Estado, conforme regras a serem estabelecidas e que as normas serão estabelecidas pelo órgão gestor e no plano de manejo.

Últimas notícias
No último mês, a portaria do Ministério da Economia havia autorizado a prefeitura de Bonito a explorar a área pelo prazo de 20 anos, acordo que representa a oficialização da cessão onerosa do local, considerado patrimônio cultural e ambiental brasileiro.
Foi estabelecido valor mínimo de retribuição anual de R$ 33.995,88 a ser pago pela prefeitura de Bonito, pelo uso privativo e exploração econômica da área.
Também está previsto o repasse de 20% do valor arrecadado por mês com a venda de ingressos pela visitação ao monumento natural. O percentual de retribuição será revisado a cada 5 anos ou a qualquer tempo, em caso de fatores supervenientes que alterem o equilíbrio econômico do contrato.
GRUTA DO LAGO AZUL
Um dos cartões postais de Bonito, a Gruta do Lago Azul integra o circuito de turismo ecológico do município. Ela é constituída por um salão principal com piso inclinado e um lago subterrâneo ao fundo com mais de 50 metros de extensão.
Sua entrada circular de aproximadamente 40 metros de diâmetro permite a entrada dos raios solares até o lago. Com a incidência de luz, entre os meses de setembro a fevereiro, as águas atingem uma coloração azul intensa, motivo do nome da gruta.
No lago subterrâneo da Gruta do Lago Azul foram encontradas ossadas fósseis de mamíferos já extintos, que habitaram a região há mais de 12 mil anos, no período Pleistoceno, representada por animais de grande porte, como preguiças gigantes, tatus e o tigre dente-de-sabre. O monumento natural foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1978.

19/02/2021 12:24 - Rafaela Moreira fonte Correio do Estado
https://correiodoestado.com.br/cidades/imasul-autoriza-reabertura-da-trilha-da-gruta-do-lago-azul/382592

CONTATO

Central de Atendimento SAC
pedro@chicviagens.com

(24) 9982-5668 (Whats App somente)

(24) 99972-4585

(24) 99835-1083